quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Aprendendo com o “Joãozinho”

Aprendendo com o “Joãozinho”


A quase 20 anos atrás, depois de voltar da igreja que pastoreava, eu estava irritado e aborrecido com as atitudes de algumas “ovelhas”, então procurei um dos meu pastores e relatei os acontecimentos e as minhas decepções. Depois de ouvir os meus lamentos, este pastor antigo, que tinha muitos anos de experiência lidando com pessoas, me contou a Estória do Joãozinho”. Devo confessar que desde  aquele dia até hoje, tenho encontrado muitos  “Joãozinhos” e sempre que eles aparecem me lembro desta  estória e isso tem me ajudado a ter uma atitude diferente e descobrir  o valor que tem os “Joãozinhos”!
Era uma vez, uma escola que tinha um aluno chamado “Joãozinho”.  Ele era bem conhecido na escola: Sempre fazendo peraltices, sempre em cima das árvores, não fazia os deveres de casa, vivia arrumando brigas, e outras cositas más
Um dia, os alunos resolveram fazer um passeio mas decidiram que o “Joãozinho” deveria ficar de fora. Não disseram nada a ele e no dia da viagem quando os alunos entraram no ônibus que os levaria até o destino, quem já estava lá dentro? O Joãozinho! Ele era um garoto muito esperto, porém ninguém sabia lidar com ele.  Os pais de uma menininha estavam relutantes em deixar a filha ir no passeio mas depois que a professora assumiu pessoalmente que iria cuidar dela, os pais deixaram a filhinha participar.
Quando chegaram no destino, todas as crianças bricavam e se divertiam, mas o Joãozinho como sempre, não tinha sido convidado, não tinha levado o lanche mais uma vez, e fez o que ele sabia fazer de melhor: subir numa árvore! Tudo estava uma maravilha até que começou um alvoroço  e todos ficam apavorados pois a “menininha” que a professora jurou tomar conta dela tinha caído na água, estava se afogando e ninguém sabia nadar.
Derrepente quando ninguém sabia o que fazer para salvar a menininha, quem aparece? O “Joãozinho”, que numa habilidade  impressionante salta para a água e salva a criança! Ele era o único que sabia nadar e agora era o HERÓI do dia, o salvador da pátria!
Todos ficaram agradecidos e agora queriam recompensar o “Joãozinho”. Em uma reunião começaram a discutir sobre o melhor presente para oferecer para o “Joãozinho”.
-“ Vamor dar um tênis novo”,  alguém falou…. “ O problema é que ele está sempre descalço”
- “Vamos dar uma camisa nova”, exclamou outro… “Mas ele sempre anda sem camisa!”
- “Vamos dar uma mochila – mas ele sempre esqueçe o material escolar em casa”
Depois de muito tempo sem chegar a uma conclusão resolveram chamar o “Joãozinho” e perguntaram:
- “Joãozinho estamos agradecidos por você ter salvado a menina e queremos lhe dar um presente, o que você gostaria de ganhar?”
- O Joãozinho respondeu: “ Não precisa prercupá não fessora!”
- Não Joãozinho, você merece! Responde a professora
Depois de muita insistência ele responde:
- “ Eu gostaria de ser amado e tratado como as outras crianças!”

1° Moral da estória: Toda sociedade, família e igreja tem um Joãozinho!
2° Moral da estória: Tem coisas que só o Joãozinho sabe fazer!

Harry Oliveira
05.09.2012
Braunschweig - Alemanha  


Nenhum comentário:

Postar um comentário