quinta-feira, 30 de maio de 2013

Você é um bom caçador?

Um dos caçadores da tribo Chakali, de Gana, uma área remota entre Gana e Costa do Marfim explicou o processo de caça para o missionário Ronaldo Lidório. “Um bom caçador não é um oportunista que sai para trazer carne para casa. Não é alguém que lança a sorte e sai observando onde um animal há de aparecer.
Um bom caçador sabe o que busca. Se ele sai de casa para caçar um antílope porque ele compreende que o antílope será útil à família e à aldeia. O couro pode fazer novos tambores para as festas. A carne com bom teor de gordura pode alimentar crianças que necessitam crescer. Sendo um animal grande todos podem se alimentar sem que haja falta. Seus ossos, fortes e fáceis de afiar, são usados para pontas de lança e punhais.
Portanto este caçador não sai de casa para procurar um animal. Sai de casa para procurar um antílope. Ao longo do caminho encontrará muitas pegadas, porém as que lhe interessam são as de antílope apenas. Neste dia ele observará as pegadas de javalis e passará ao largo. Apenas um caçador que tem em mente sua caça, seu alvo, consegue trazer para casa o animal que precisa. Outros, que saem a caça de qualquer animal, conseguirão o incerto. Só se caça um antílope se sair de casa para caçar antílopes”.
Este caçador Chakali ensina-nos algo que muitos de nós do mundo “civilizado” ainda não aprendeu: Quando não se sabe o que quer não se chega a lugar algum!
Não perca o seu FOCO!
Harry Oliveira
30.05.2013
Brauschweig - Alemanha


Nenhum comentário:

Postar um comentário