quarta-feira, 18 de março de 2015

Dilma, o Impeachment e o império!


Para entendermos o que acontece atualmente com a política brasileira precisamos olhar para a história do Brasil dos tempos imperiais. Vejamos:

A partir de 1807 a Inglaterra proibiu o tráfico de esccravos em suas colônias, abolindo definitivamente a escravidão em seus territórios a partir de 1833. Daí em diante, começaram uma agressiva campanha pelo fim do comércio escravo nos demais países. Em 1826 a Inglaterra obrigou o Brasil, que havia recentemente adquirido sua independência, a firmar um tratado de abolição do tráfico em três anos, o que não foi efetivamente cumprido

Dom Pedro I promulgou uma lei no Brasil em 1831, que declarava livres os africanos desembarcados em portos brasileiros desde aquele ano. Porém o sentimento geral era de que a lei não seria cumprida, fazendo circular pela Corte, inclusive na Câmara dos Deputados, o comentário de que o Regente Feijó fizera uma lei “só pra inglês ver". Assim nascia a expressão que designa tanto leis que só existem no papel como também qualquer outra coisa feita apenas para preservar as aparências, sem que efetivamente ocorra.

Será que o Impeachment resolve o problema do Brasil? A culpa é só da presidente Dilma ou do PT? Será que todos os brasileiros estão fazendo o que deveriam com relação ao cumprimento das Leis? A minha resposta a todas essas perguntas é NÃO! Na minha opinião, não é só o atual partido que governa o Brasil e seus representantes que precisa mudar. A sociedade brasileira como um todo precisa mudar a forma de agir.

Em 1831 foram criadas leis “para inglês ver”, infelizmente hoje na política brasileira não mudou muita coisa, apenas os nomes das leis foram modificados para uma única categoria: “SÓ PRA BRASILEIRO VER”, porque cumprir leis não é uma característica forte no Brasil, algo que acontece desde os tempos imperiais...

Enquanto a nossa cabeça não mudar, o Brasil não mudará!

Harry Oliveira
18.03.2015
Braunschweig - Alemanha

segunda-feira, 16 de março de 2015

Impeachment não é a solução para o Brasi

O Brasil é um país riquíssimo e com um potencial enorme em todas as áreas, porém voltamos a assistir uma nova onda de protestos que crescem de norte a sul do país. Há uma revolta generalizada na sociedade contra os políticos e a corrupção. Acontece que no Brasil, a corrupção é endêmica, ou seja, é uma caraterística bem visível em quase todos os segmentos da sociedade.

O famoso "jeitinho brasileiro", normalmente usado como forma de driblar as regras, revela que não são apenas os políticos brasileiros que precisam mudar. A mudança precisa ser demostrada diariamente através das atitudes e deve começar dentro de cada cidadão brasileiro. O que vemos na política brasileira, nos escândalos do mensalão e da Petrobrás, são apenas um reflexo do que acontece com milhões de brasileiros diariamente. 

Vejamos:
As regras de trânsito deveriam ser respeitadas.
Na escola, “colar na prova” deveria ser um ato vergonhoso e rejeitado pela nossa consciência.
O lixo deveria ser jogado na lata de lixo e não no chão.
Os cristãos das igrejas deveriam ter vergonha de comprar um CD ou DVD “evangélico” pirata.
Os eleitores deveriam ter consciência que vender ou negociar o voto é trair a própria liberdade.
Os pastores deveriam saber que foram chamados para pregar o evangelho e não para se tornarem políticos.
Os políticos deveriam saber que foram escolhidos para representarem os interesses do povo e não os seus.

A lista é extensa e vergonhosa, mas revela a triste realidade do nosso Brasil. O rombo de bilhões de reais na Petrobrás é vergonhoso, porém em escala menor, outros “rombos” acontece diariamente. Um programinha de computador pirata aqui, um dinheirinho para subornar o guarda ali e a pergunta básica de milhões de brasileiros quando se encontram em apuros ou desejam se sair bem: “Tem como dar um jeitinho?

Se a presidente Dilma sofrer o tão desejado impeachment, infelizmente NÃO irá resolver os problemas do Brasil. Não importa qual seja o presidente ou partido que governe o Brasil, o problema está na mentalidade de muitos brasileiros. Enquanto a nossa cabeça não mudar, o Brasil não mudará!
Que tal começarmos a tão desejada mudança nos pequenos detalhes do dia a dia?

Harry Oliveira      
16.03.2015
Braunschweig - Alemanha

sexta-feira, 13 de março de 2015

Qual é a sua opinião?

Há um velho ditado popular que diz: “Quem anda pela cabeça dos outros é piolho”.
Em João 18.33-34 Jesus é interpelado por Pilatos. Ele responde ao questionamento indagando Pilatos se a tal pergunta vinha dele próprio ou se ele apenas tinha ouvido o que os outros diziam.

Hoje parece que não mudou muita coisa, com o acesso fácil à tecnologia, na minha opinião, tem surgido uma geração de gente que apenas clica em “curtir ou gosto”. Cada dia que passa cresce o número de usuários das redes sociais e dos meios de entretenimentos.  Esse excesso de tecnologia que na maioria das vezes é muito mal utilizada, tem “emburrecido” a nossa geração. Infelizmente a maioria das pessoas se tornaram espectadores passivos, ou seja, pessoas que apenas assistem, escutam e recebem informações.

Jesus questiona Pilatos se ele não estava sendo apenas uma “Maria vai com as outras”. Acredito que podemos aprender algo com o julgamento de Jesus: Estamos falando, escrevendo ou postando aquilo que realmente somos e pensamos, ou apenas estamos sendo influenciados pela opinião da maioria?

Harry Oliveira
Braunschweig – Alemanha
13.03.2015





quinta-feira, 12 de março de 2015

PALAVRAS & ATITUDES

Cada dia que passa vemos o distanciamento das palavras com relação as atitudes. Na política, na igreja, na sociedade e em todos lados, o que acontece é desastroso e desanimador, quem deveria praticar o discurso, faz do ditado popular, “faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”, uma regra de vida.

A pobre viúva que sustentava o profeta Elias em sua casa disse: “Agora sei que tu és homem de Deus, e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade.” (1 Reis 17:24) Em outras palavras ela disse: “Profeta Elias, as suas atitudes e o seu discurso não entram em contradição”.

Esse é o maior desafio de todos nós enquanto pessoas, cristãos, homens e mulheres de Deus, termos atitudes que não invalidem o nosso discurso. A nossa vida é a bíblia que o mundo lê!

Infelizmente a pobre viúva não diria a mesma coisa que disse à Elias se tivesse encontrar com muita gente em nossos dias...

Harry Oliveira
Braunschweig – Alemanha
12.03.2015

quarta-feira, 11 de março de 2015

Milagres & Verdade

Parece que existem muitos líderes e cristãos preocupados em fazer, mostrar ou publicar os milagres acontecidos... Se os tais milagres forem resultados da soberania divina, então o próprio Deus se encarregará da divulgação sem necessitar da intromissão humana.

O problema é que há muitos “milagres” acontecendo e pouca verdade sendo dita. Muitos acham que são os milagres e sinais que servirão para provar que um simples mortal está aprovado.
Disseram a respeito de João Batista: “João, na verdade, não fez milagre algum; mas tudo quanto ele disse...era verdade”

Essa é a grande questão, João Batista não fez nenhum milagre, mas todos reconheceram que tudo o que ele disse era verdade.

Se não puder ter um ministério de milagres e verdade, então seja reconhecido como alguém que fala toda a verdade! Se tiver que optar entre o milagre ou a verdade, fique com a verdade!

Harry Oliveira
Braunschweig – Alemanha
11.03.2015