quarta-feira, 18 de março de 2015

Dilma, o Impeachment e o império!


Para entendermos o que acontece atualmente com a política brasileira precisamos olhar para a história do Brasil dos tempos imperiais. Vejamos:

A partir de 1807 a Inglaterra proibiu o tráfico de esccravos em suas colônias, abolindo definitivamente a escravidão em seus territórios a partir de 1833. Daí em diante, começaram uma agressiva campanha pelo fim do comércio escravo nos demais países. Em 1826 a Inglaterra obrigou o Brasil, que havia recentemente adquirido sua independência, a firmar um tratado de abolição do tráfico em três anos, o que não foi efetivamente cumprido

Dom Pedro I promulgou uma lei no Brasil em 1831, que declarava livres os africanos desembarcados em portos brasileiros desde aquele ano. Porém o sentimento geral era de que a lei não seria cumprida, fazendo circular pela Corte, inclusive na Câmara dos Deputados, o comentário de que o Regente Feijó fizera uma lei “só pra inglês ver". Assim nascia a expressão que designa tanto leis que só existem no papel como também qualquer outra coisa feita apenas para preservar as aparências, sem que efetivamente ocorra.

Será que o Impeachment resolve o problema do Brasil? A culpa é só da presidente Dilma ou do PT? Será que todos os brasileiros estão fazendo o que deveriam com relação ao cumprimento das Leis? A minha resposta a todas essas perguntas é NÃO! Na minha opinião, não é só o atual partido que governa o Brasil e seus representantes que precisa mudar. A sociedade brasileira como um todo precisa mudar a forma de agir.

Em 1831 foram criadas leis “para inglês ver”, infelizmente hoje na política brasileira não mudou muita coisa, apenas os nomes das leis foram modificados para uma única categoria: “SÓ PRA BRASILEIRO VER”, porque cumprir leis não é uma característica forte no Brasil, algo que acontece desde os tempos imperiais...

Enquanto a nossa cabeça não mudar, o Brasil não mudará!

Harry Oliveira
18.03.2015
Braunschweig - Alemanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário