Provavelmente a maioria dos
brasileiros não conhece a história do famoso carro FUSCA.
Hitler adorava carros e queria
que toda família na Alemanha tivesse seu próprio veículo. Ele mesmo esteve envolvido no projeto do acessível Fusca (Volkswagen-carro popular). O
Besouro, como era chamado o fusca, projetado por Ferdinand Porsche, custava 990 marcos. Isto representava
cerca de 9 meses de trabalho para o operário comum. Para comprar um, a pessoa depositava 5 marcos por semana numa conta. Cada cidadão recebia uma cartela
como da foto abaixo e teoricamente, quando a conta alcançasse 750 marcos, o
trabalhador recebia uma senha que o levaria a receber o carro. Na verdade
ninguém recebeu o carro, mas os milhões de marcos investidos neste esquema
foram redirecionados para as fábricas de armamentos.
Quando vejo a estratégia de
Hitler para enganar o povo alemão que por sinal tinham escolhido ele para
governar em eleições livres, não consigo deixar de pensar no Brasil e nos
milhões de brasileiros que ficam iludidos com as “cartelas promocionais” do
atual governo.
É verdade que o atual partido não
promete “Fuscas” mas entretêm milhões de brasileiros com “bolsas”. Na verdade a
estratégia hitleriana apenas recebeu uma nova roupagem e o pior é que tem quem
acredite que no final vai receber um “fusca”...
Harry Oliveira
07.10.2014
Braunschweig - Alemanha
Nenhum comentário:
Postar um comentário