quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A Reforma


Hoje comemora-se os 495 anos da Reforma Protestante. Movimento cristão iniciado no início do século XVI por Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517  na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg - Alemanha,  protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo uma reforma no catolicismo.
O que aconteceu com a REFORMA? Hoje morando e pastoreando igreja no norte da  Alemanha conheço um pouco mais de perto o país onde começou a Reforma Protestante e posso afirmar com toda certeza de que a Reforma Protestante está precisando de uma nova REFORMA, ou melhor, de novos reformadores, novos Luteros.

Qual é a Realidade protestante da Alemanha hoje? Quando se anda pelas cidades da Alemanha não é difícil encontrar uma “igreja evangélica”. O problema é que a grande maioria delas se transformaram em patrimônio histórico, ou apenas um ponto turístico. A maioria das igrejas Evangelicas Luteranas na Alemanha recebem centenas, milhares de turistas semanalmente, mas na verdade possuem algumas dezenas de fiéis  que frequentam os cultos. Por que isto acontece? Por uma razao muito simples: As “igrejas Evangélicas” deixaram de ter a presença de Deus, se perderam em meio ao secularismo, abandonaram a Palavra de Deus e os seus princípios.

Aqui na Alemanha, diferente de outros países como por ex. o Brasil, ser “pastor” é uma profissão reconhecida como qualquer outra. Se uma pessoa estudar Teologia, receber um diploma, estará habilitada para se candidatar ao pastorado de uma igreja. Nas igrejas ditas “Evangélicas” não  se exige que o “pastor” tenha experimentado o NOVO NASCIMENTO, basta ter um bom currículo… isto é a realidade! Na Alemanha há centenas de pastores, para não dizer milhares, que NUNCA experimentaram o novo nascimento, melhor, nem acreditam nisso, e todos eles estão pastoreando alguma “Igreja Evangélica”.
Hoje existe na Alemanha cerca de 22.000 cidades onde não há uma igreja evangélica do ponto de vista bíblico. Apenas 2% da população conhece Jesus como salvador pessoal, apesar de milhões se intitularem “cristãos”.

Agora o leitor começa a entender porque a Reforma Protestante está precisando de uma nova REFORMA, ou de novos reformadores. Todas as semanas  passo  em frente de muitas delas ou quando entro em uma “Igreja Evangélica” aqui na Alemanha, vejo turistas tirando fotos, apreciando a arquitetura e fico me perguntando: Se LUTERO aparecesse hoje na Alemanha o que ele faria? Acredito que seriam mais do que 95 teses que ele pregaria na porta das Igrejas…
Lutero “rebelou-se, revoltou-se” ou melhor, “pregou” contra os ensinamentos da Igreja Católica Romana, mas o que  dizer das igrejas evangélicas da atualidade? O que dizer dos absurdos que assistimos, das barbaridades que ouvimos, das atitudes de certos cristãos, líderes e igrejas “EVANGÉLICAS”? E tudo em nome do Evangelho!!!

O Evangelho que muitos pastores e igrejas estão pregando, está precisando de uma REFORMA completa. Os hinos que muitos cantores “evangélicos” cantam, está precisando de uma REFORMA completa! Aquilo que muitas igrejas pregam como “os bons usos e costumes” também está precisando de uma REFORMA completa.
Se Jesus aparecesse nos templos “evangélicos” e nos “cultos” da atualidade, o que Ele faria? No tempo de Lutero foi a Igreja Católica Romana que experimentou a REFORMA PROTESTANTE, hoje são as igrejas evangélicas que estao precisando experimentar o verdadeiro evangelho de Cristo. Paulo não se envergonhava do EVANGELHO DE CRISTO, mas hoje dá para ficar envergonhado com o “Evangelho” que muitos estão pregando e vivendo.
Romanos 1.16 Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.

O EVANGELHO DE CRISTO transforma, liberta, faz sermos novas criaturas!  O Evangelho causa uma REFORMA completa e verdadeira no ser como um todo.
Gálatas 6.15 Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.
A igreja de Jesus precisa ficar em atenta, pois o que acontece na Alemanha pode se tornar realidade em qualquer outro lugar do mundo, onde muitos templos evangélicos podem transformar-se literalmente em casas particulares, teatros, salas de festa, discotecas. Que o Senhor nos ajude.
Harry Oliveira
Braunschweig – Alemanha
31.10.2012


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Você é feliz?

Hoje temos carros cada vez mais velozes e luxuosos, casas maiores, alta tecnologia que facilita a nossa vida, grandes supermercados, shoppings, restaurantes, bons hotéis, boas opções de lazer, tiramos férias, temos abundância de comida, a lista de coisas é interminável... Era de se esperar que nós, seres humanos, cristãos e filhos de Deus, vivessemos uma vida alegre e satisfeita.
Não é o que muitas vezes acontece. Se está calor reclamamos, se faz frio, murmuramos, se está seco, desejamos chuva, se chove, logo ficamos irritados. Imagine se Deus  fosse satisfazer todos os nossos gostos?
Muitas pessoas parecem com o irmão mais velho da Parábola do Filho Pródigo que tinha tudo, mas vivia como um pobre, tinha uma fazenda, mas vivia como um sem-terra, tinha um pai maravilhoso, mas vivia como se fosse um órfão, tinha empregados, mas vivia como se fosse um escravo, tinha dinheiro, mas vivia como um mendigo, tinha tudo para ser feliz, mas era infeliz.
O que realmente traz felicidade? Há poucos dias quando estava ministrando em um igreja numa localidade no interior de Moçambique - África, fiquei observando no culto a alegria daqueles irmãos, a forma como adoravam a Deus, como dançavam, alguns descalços, muitos com roupas muito usadas, cheios de necessidades materias, mas louvavam a Deus de uma forma tão especial que deixa qualquer cristão perplexo. Depois de andar pelas ruas daquela localidade, conhecer os irmãos e as suas extremas necessidades, posso afirmar com  toda a convicção: “Dinheiro não traz felicidade”. É verdade que a falta de dinheiro complica muito a nossa vida, mas trazer felicidade? De maneira alguma! Não são poucas as vezes que ouvimos as notícias sobre pessoas que tiraram as suas próprias vidas, mesmo sendo ricas, bem sucedidas,  ou com uma situação financeira favorável.
Quando vi nossos irmãos africanos louvando a Deus com tanta alegria mesmo em meio a tantas dificuldades, só pude me lembrar emocionado do texto sagrado: “A alegria do Senhor é a nossa força” .
Quando digo dificuldade, não estou me referindo as nossas “dificuldades” a que estamos acostumados, ma refiro a muita dificuldade, com por exemplo, quando estávamos comendo um delicioso arroz com feijão e carne de galinha, que as irmãs tinham preparado, e um  pastor daquela localidade me falou: “Para muitos irmãos aqui, esta é a primeira vez neste ano que estão comendo carne”. Estamos quase terminando o ano de 2012! Quando falo de dificuldades, me refiro a uma das cenas que vi quando estava na estrada viajando naquele país, onde depois de ter chovido, reparei que algumas crianças estavam no quintal de uma casa, que não passava de uma choupana coberta de palha,  com alguns baldes e com uma caneca colhiam a água vermelha por causa do barro e colocavam dentro dos baldes. Fui informado que por causa da falta de água, eles estavam colhendo aquela água para depois usarem para beber e preparar a comida…. Não me contaram esta história triste, eu estava lá, eu vi!
Portanto caro leitor, lembre-se:  quando pensar em reclamar da sua vida, saiba que existe milhões de pessoas que não sabem o que irão comer no almoço de amanhã.
Se encha da alegria do Senhor pois ela é a nossa força!

Harry Oliveira
19.10.2012
Braunschweig - Alemanha


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

„Cuidado com as aparências“


O que você viu na foto acima, uma ou duas faces? Olhe novamente, pois aparências enganam. Nos dias atuais  existe muitas “igrejas evangélicas, cantores evangélicos, pastores evangélicos, macumbas evangélicas, cristãos evangélicos, adoração evangélica e políticos evangélicos”, ou seja, o mercado evangélico está crescendo cada vez mais e se faz necessário olhar direito e à luz da Palavra de Deus. Assim como existe no mercado produtos falsificados sendo vendidos como verdadeiros, parece que no meio cristão acontece a mesma coisa.

Tanto é verdade que quando Jesus conversava com a mulher samaritana a beira do poço, ele declarou: No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura, (João 4.23).

Usando este princípio bíblico, precisamos ficar atentos aquilo que é falso. O problema não é o que é errado ou pecado, mas sim, o que é falso, aquilo que imita, que parece mas não é!

Neste dias atuais vale a pena gastarmos um pouco mais do nosso tempo procurando irmãos verdadeiros, uma igreja verdadeira, pregações verdadeiras, uma adoração verdadeira, e porque não dizer políticos verdadeiros, já que neste fim de semana acontecerá em todo o Brasil as eleições municipais 2012. Cuidado com as aparências, elas enganam!

Harry Oliveira
04.10.2012
Braunschweig - Alemanha